O Impacto da Inflação no Empresário Brasileiro

Inflação em 2021

Atualmente, a inflação tem sido uma temática recorrente tanto nos jornais, como nas conversas cotidianas entre os empresários brasileiros. O motivo para o fomento desse debate é o aumento percentual consecutivo nos índices fornecidos pelo Boletim Focus do Banco Central. Esses relatórios emitem essencialmente a variação do:

Entendo na prática

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): considerada a inflação oficial do país. Desse modo, o índice é utilizado no sistema de metas para a inflação. Esse índice é calculado a partir da variação do preço do começo e do fim do mês.
  • Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic): Taxa Básica de Juros que influencia todas as demais taxas no Brasil. Essa taxa é decidida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) a cada 45 dias.
  • Taxa de Câmbio: a relação de preço entre as moedas de dois países. No caso brasileiro, a referência principal entre o Real e o Dólar.

Entretanto, como essa variação impacta na vida do empreendedor?

A ​Inflação é nada mais do que o aumento dos preços de bens e serviços de uma determinada economia. Sendo assim, implica diretamente na variação do poder de compra do cidadão. Quando essa taxa aumenta continuamente, a tendência é desestimular o investimento devido a onda de incertezas em relação aos preços relativos.

Em paralelo a variação da inflação, a Selic, desde seu momento de criação em 1979, tem como objetivo ser um mecanismo para controlar a inflação. Dessa forma, seu aumento tem a capacidade de desacelerar a economia produtiva já que os juros de crédito, parcelamento e cheque especial encarecem. Essa política macroeconômica foi historicamente utilizada para tentar impedir ou diminuir a inflação por demanda.
Por outro lado, a queda da taxa pode ser utilizada para estimular o gasto nacional, já que a obtenção de crédito fica mais barata. Esse movimento pode aumentar um nível de inflação abaixo da meta.

Sendo assim, o crescimento inflacionário aumenta o custo da dívida ao demandar o aumento da taxa de juros, pois, é necessário aumentar o valor do prêmio para se sobrepor às incertezas do mercado nacional.

Cenário Atual no Brasil

O último relatório disponível da Focus revela um aumento significativo em ambos índices (Selic e IPCA), como podemos observar na Tabela 1 abaixo:

Tabela 1

O que isso significa? Para o empresário comprar insumos fica mais caro devido a inflação e ao mesmo tempo há um encarecimento da alíquota mensal de juros ao precisar de empréstimos. Por outro lado, o consumidor também vê seu poder de compra reduzido impactando diretamente no nível de demanda de produtos e insumos.

Tendo em vista esse cenário cheio de incertezas, nós, da Plano, preparamos uma coletânea de textos que serão lançados semanalmente para ajudar você, empresário, nesse momento de instabilidade econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R. Prof. Filadelfo Azevedo, 566
Vila Nova Conceição, 04508-011
São Paulo – SP

Direitos reservados Plano Consultoria Financeira – 2021.