A Black Friday 2023 está marcada para o dia 24 de novembro e é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores brasileiros. Com descontos atrativos e promoções exclusivas, é a oportunidade perfeita para adquirir aquele produto desejado por um preço mais acessível. Ela vem atraindo um número cada vez maior de interessados, conforme mostra a pesquisa da Meliuz, onde 95,2% dos entrevistados estão dispostos a fazer compras na Black Friday. Inclusive, 32% deles estão dispostos a gastar mais de R$ 1 mil durante toda a Black Friday, um bom ticket médio, sendo 62% maior que o valor da edição anterior.
A pesquisa revelou mais algumas tendências interessantes para a Black Friday deste ano:
-
- E-commerce em alta: 98% dos usuários entrevistados preferem fazer suas compras on-line. As razões para essa escolha incluem melhores preços, comodidade e a percepção de que as promoções on-line são mais vantajosas do que nas lojas físicas.
- Antecipação das compras: muitos consumidores planejam fazer suas compras antecipadamente, aproveitando as promoções de “esquenta” que ocorrem entre outubro e novembro.
-
- Cashback: 22,4% dos entrevistados responderam que o cashback (dinheiro de volta) é um fator decisivo para as compras.
Segundo a Pesquisa de Intenção de Compra Black Friday 2023, as categorias mais desejadas pelos consumidores incluem:
-
- Eletrônicos e informática (49,2%).
-
- Eletrodomésticos e eletroportáteis (44,8%).
-
- Roupas (30,8%).
-
- Acessórios e calçados (27,7%).
-
- Perfumes e cosméticos (21,5%).
-
- Móveis e decoração (16,3%).
Além do consumidor brasileiro estar mais exigente, este ano estão atento às compras, pois apenas 2,9% deixam para pesquisar no dia do evento, essa antecipação de pesquisa, é para garantir que não caiam em golpes e para que realmente comprem produtos com desconto. Fica aqui um ponto de atenção para as empresas que adotavam a estratégia de vir aumentando aos poucos seus produtos para chegar na black friday e dar o desconto, vendendo então pelo mesmo preço ou até mais caro que o normal.
Pontos que eu deixaria para os empreendedores tomarem cuidado ou estratégias:
-
- Cuidar com a precificação dos produtos, gerando um desconto que não prejudique a empresa;
-
- Fazer um planejamento específico para período de black friday, unindo time financeiro, comercial e Marketing;
-
- Criar estratégias para incluir produtos com maior margem de lucro junto com produtos que não tenham tanta margem, aumentando ticket médio e mantendo um lucro saudável mesmo gerando desconto;
-
- Ser honesto para não queimar a marca da sua empresa;
-
- Preparar o estoque;
-
- Atendimento de qualidade, mesmo após a venda;
-
- Tenha presença digital, mesma que não seja um e-commerce, mas é lembrado apenas quem é visto;
A Black Friday 2023 promete ser um evento repleto de oportunidades tanto para consumidores quanto para empreendedores. Com planejamento e estratégia, é possível aproveitar ao máximo os benefícios desta data tão aguardada e aumentar o faturamento do negócio.
Escrito por Thiago W. Fagundes
CFO da Associação Comercial e Industrial do Oeste de Santa Catarina
Contador Estrategista e Investidor da Nova Economia