Blockchain e NFTs: a nova fronteira da autenticidade no setor agroalimentar

Com os consumidores cada vez mais preocupados com a proveniência dos produtos que consomem, surge uma demanda a mais para as empresas do ramo de alimentos, passar a autenticidade e a qualidade dos produtos que estão vendendo.

Uma das soluções tecnológicas que tem se destacado nesse sentido é a blockchain, uma tecnologia de registro distribuído que cria um registro seguro e transparente de transações. A blockchain é comumente associada às criptomoedas, mas suas aplicações se estendem a diversos setores, incluindo o agronegócio.

 Além disso, os NFTs (Non-Fungible Tokens) também têm ganhado destaque. Os NFTs são tokens digitais únicos e indivisíveis registrados em uma blockchain, que representam propriedade ou autenticidade exclusiva de um ativo digital. Essa tecnologia pode ser aplicada no agronegócio de diversas formas, proporcionando transparência, rastreabilidade e eficiência em toda a cadeia de valor agrícola.

Por exemplo, utilizando blockchain e NFTs, é possível criar uma trilha digital transparente desde a produção até o consumidor final, garantindo a autenticidade e origem dos produtos. Produtores também podem atribuir certificados digitais NFT aos seus produtos, destacando sua origem e qualidade. Além disso, a tokenização de ativos agrícolas permite a divisão e comercialização de propriedades agrícolas, colheitas ou outros ativos de forma fracionada, facilitando o investimento e financiamento colaborativo no setor agrícola.

 Contratos inteligentes baseados em blockchain podem automatizar e garantir o cumprimento de acordos contratuais entre diferentes partes na cadeia de suprimentos agrícola, simplificando processos e reduzindo a burocracia. A blockchain também pode ser utilizada para melhorar a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos, rastreando a movimentação de insumos, produtos e informações entre os participantes da cadeia. Além disso, a imutabilidade da blockchain ajuda a garantir a autenticidade e integridade dos dados agrícolas, reduzindo a possibilidade de fraudes ou erros.

Em resumo, a aplicação de blockchain e NFTs no agronegócio pode trazer diversas vantagens, proporcionando transparência, rastreabilidade e eficiência em toda a cadeia de valor agrícola.  Essas informações podem estar disponíveis dentro de um QRcode nos rótulos, por exemplo.

Essas tecnologias permitem que os consumidores tenham acesso a informações confiáveis sobre a origem e qualidade dos produtos que consomem, atendendo às suas preocupações cada vez maiores com a proveniência dos alimentos.


Escrito por Thiago W. Fagundes

Sócio COO Plano PJ

CFO da Associação Comercial e Industrial do Oeste de Santa Catarina

Contador Estrategista e Investidor da Nova Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

R. Prof. Filadelfo Azevedo, 566
Vila Nova Conceição, 04508-011
São Paulo – SP

Direitos reservados Plano Consultoria Financeira – 2021.