Como fazer a gestão de estoque para o segmento de Varejo.
Quando falamos sobre a gestão de estoque relacionado ao segmento de varejo, temos que levar em conta algumas etapas, as quais se assemelham bastante com as indústrias, mudando somente o contexto que é apresentado.
– Finanças: Quando falamos em finanças, temos que levar em consideração a política comercial estabelecida pela empresa. Isso impacta diretamente nas compras que serão realizadas, por exemplo: A loja 1 faz uma compra com o fornecedor “X”, e o acordado é realizar o pagamento à vista, pois a loja 1 ainda não possui crédito para que possa ser comprado parcelado. No momento da venda, a loja 1 só faz as vendas via cartão de crédito e não trabalha com nenhum tipo de antecipação. Isso significa que o Fluxo de Caixa da empresa vai ficar descasado, pois a empresa terá de optar se irá comprar com aquele fornecedor ou fará os pagamentos dos demais compromissos da empresa. Sempre que for realizar uma compra, deve sempre se estabelecer um teto para que não comprometa o orçamento, o que impactaria diretamente no descasamento das contas da empresa.
Uma fórmula que pode auxiliar o empresário a realizar as compras é: CMV (%) *Faturamento Médio(R$) *80(%), onde o CMV é o índice de Custo de Mercadoria Vendida, o Faturamento médio, podemos considerar a média dos últimos 3 faturamentos e os 80% se refere à não utilizar 100% do seu limite, deixando sempre uma margem para possíveis imprevistos.
– Comercial: Além da política comercial mencionada acima, podemos destacar também na parte comercial, um ponto muito importante. Quando vamos olhar para as compras, devemos entender também as vendas, para saber quais são os produtos chaves da empresa que não podem faltar pois possuem maior giro de estoque. Esses produtos sempre devem ser considerados nas compras, mantendo um estoque de segurança mais elevado para esses itens.
– Produção: Quando falamos de produção no segmento Varejo, estamos falando diretamente com as vendas. Quando o colaborador for efetivar uma venda em sistema, deve-se observar atentamente os lançamentos que são realizados, pois por uma falta de atenção pode ser lançado um item que não tenha em estoque, o que impactaria nos relatórios de vendas que será emitido no final do mês para apuração do estoque. Deve ser investido também em capacitações para o time de venda para que possam equalizar o ticket médio da empresa. Onde ofertem o produto que vende por si só (aquele produto que é o carro chefe da loja), mas também consigam vender aquele produto que está parado em estoque a muito tempo. Muitas das vezes, os produtos não têm saída por ausência de conhecimento dos vendedores, por isso a capacitação constante do time de vendas é de suma importância para garantir a saúde do seu estoque.
– Engenharia: Quando falamos de engenharia no segmento de varejo, não necessariamente precisamos de um engenheiro em todas as lojas, mas precisamos entender o papel da engenharia como um todo para equalizar o processo de compras com o processo de vendas. Gerando assim uma necessidade para os clientes comprarem os produtos com menor saídas e intercalando com os produtos de maior giro da empresa, conciliado com um processo de compras dentro da política comercial para que as compras à serem realizada, sejam casadas com os recebimentos dos produtos que estão sendo comprados.
Além dos 4 tópicos citados acima, é de suma importância que tenhamos definido um estoque de segurança para que não seja realizado compras constantes, pois pode afetar as vendas de modo que fique sem matéria prima para produzir determinados produtos, quanto pode vir a pagar o dobro do preço do que a mercadoria realmente vale em detrimento de ter que comprar com urgência e não ter a opção de contar com o prazo de entrega mais moroso.
Quer saber mais sobre gestão de estoque e sobre estoque de segurança, nos chame nos mande suas dúvidas, será um prazer respondê-las.